Sobre Residência Artística

É uma tradição nas artes a oferta de programas de residência onde o artista passa uma temporada de 30 dias ou mais imerso num espaço de ateliês e alojamentos de artistas. Estas residências podem ser em grandes centros urbanos, em aldeias isoladas no campo ou pontos de interesse turístico.

As residências acolhem artistas e simpatizantes para uma temporada de afastamento da vida atribulada e assim aumentando a disponibilidade para a produção de arte, reflexão ou descanso. Pelo mundo existem residências com mantenedoras e bolsas onde o candidato precisa passar num concurso para participar. E existem também em maior número programas de residências independentes que cobram pela acomodação, onde o interessado envia uma carta de intenções e poderá ser rapidamente selecionado, com a análise de currículo e portifolio, se for o caso. A vantagem da residência independente é que ela é mais disponível ao público, o processo é mais rápido e são menos concorridas do que as residências via concurso.

A conhecida Prainha, oficialmente chamada de Praia dos Pescadores onde se localia a residência é uma pequena praia no bairro da Praia do Sonho em Itanhaém, logo ao lado sul da foz do Rio Itanháem. Funciona também como uma pousada, ou guesthouse, disponível para finais de semana e férias.

Itanhaém é uma cidade com 90 mil habitantes a 100 km de São Paulo capital.

Existem ônibus de hora em hora entre as cidades e o percurso demora 2 horas. De carro menos.

O curador da resdiência é Ricardo Ramalho, artista plástico formado na FAAP com mais de 20 anos de experiência na cena de arte contemporânea e no mercado. Também é consultor de arte então você ficará bem assistido.


O programa:


- Em primeiro lugar, aproveite:

A Prainha Residência Artística é situada bem em frente da melhor praia do litoral sul do Estado. O point é um tradicional destino de surfistas e campeonatos de surf. Itanhaém é uma cidade muito antiga (480 anos) então não é uma praia deserta e isolada. É uma praia de cidade, mas é calma em dias de semana. Nos finais de semana fica mais animada com turistas, afinal estamos muito próximos de São Paulo.

- E segundo lugar, relaxe:

Um retiro de artistas não é apenas um lugar para trabalhar: é um lugar para se recuperar, meditar, respirar, sociabilizar, contemplar, e assim novas idéias surgem. Você terá seu quarto privativo e diversas salas de estar para fazer o seu chill out.

- Trabalhe no seu projeto:

Agora estamos falando de trabalho discipinado :) Ricardo vai te dar assistência ao seu projeto semanalmente. Nos damos feedback ao seu projeto e podemos trabalhar juntos para encontrar boas estratégias e conceitos para sua arte. Mas se você não quiser desenvolver nenhum projeto, se quiser apenas relaxar, ótimo, curta um sabático ou férias. Em todo caso temos um agradável atelier a sua disposição.

- Itanhaém tours:

A cidade de Itanháem é a segunda cidade mais antiga do Brasil, ela tem mais de 480 anos, e existem interessantes locais históricos para visitar, como o antigo Convento, a antiga cadeia e a Cama de Anchieta. A cidade também tem boas opções de vida noturna e excelentes frutos do mar em restaurantes.

- São Paulo tours:

Recomendamos aos hóspedes de maior duração que visitem São Paulo, caso não conheçam. Organizamos excursões para a cidade. Poderão ser cobradas taxas.

- Aulas extras e programas educacionais:

Cursos de pintura, desenho, e outras culturas podem ser organizadas para hóspedes ou grupos

- Comida e churrasco

Temos uma agradável cozinha e um espaço de churrasco onde você pode preparar suas refeições a qualquer momento ou com os amigos.

Como se candidatar:


Apenas escreva uma carta de intenções para Ricardo Ramalho

artistaramalho@gmail.com
Ele vai responder rápido e poderão organizar a temporada.

Você pode enviar um CV artístico e link de portfolio, mas é opcional. Nós queremos encorajar não apenas artistas, mas os amantes das artes também. Não queremos ser muito seletivos.


O custo da residência para artistas é R$ 1400 por mês. Inclui quarto privativo, e demais dependências compartilhadas, como cozinhas, salas, banheiros, terraços e atelier. Também estão incluídas conversas em média semanais com o curador da residência sobre tópicos de arte contemporânea. Eventualmente os residentes e hóspedes ficam sozinhos na casa, entre as visitas do curador.

Este é um preço promocional ja que a residência foi recém aberta e estamos angariando fundos para pintar a casa e fazer alguma manutenção. Os hóspedes estão sujeitos ao regulamento da residência, acesse o link.

Veja fotos da casa neste link

Temos certezas que você vai ter bons momentos na Prainha.

Um abraço até breve!

Ricardo Ramalho

No comments:

Post a Comment